Plano de Resíduos Sólidos do Município foi apresentado na Câmara

Arquivado em: Meio Ambiente,Notícias,Últimas Notícias |

Foi apresentado na Câmara Municipal de Campina, nesta terça-feira, o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O mesmo foi aprovado em audiência pública realizada plano_residuospela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambientes (Sesuma) e homologação do Conselho Municipal de Meio Ambiente, na última segunda-feira.

O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Geraldo Nobre, disse que, por meio do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, o Campina Grande terá um documento detalhado acerca do planejamento e gerenciamento dos resíduos sólidos do município. Esse novo modelo de gestão dos resíduos sólidos prevê a redução, o reaproveitamento e a reciclagem dos resíduos sólidos gerados, por meio do manejo diferenciado.

O Plano que foi apresentado pelo técnico da Sesuma, José Dantas contempla ainda programas de educação ambiental, mobilização e ações de comunicação social para uma redução significativa dos resíduos a serem aterrados; a inclusão social e formalização do papel dos catadores envolvidos no manejo. O plano, segundo ele foi elaborado por uma equipe multidisciplinar de modo que  abrange a política nacional de saneamento básico, resíduos sólidos e mudanças climáticas.

Segundo Nobre, o Plano apresenta um cenário de ações para os próximos 20 anos, com revisões feitas a cada 04 anos. O Plano Municipal, que deverá ser apresentado ao Governo Federal até agosto deste ano, é também uma condição para que os municípios continuem a receber recursos da União destinados ao setor de resíduos sólidos, infraestrutura e saneamento em geral.

Fonte: Ascom/CMCG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *