PMCG promove plantio de árvores em residências e áreas públicas

Arquivado em: Destaques,Meio Ambiente,Minha Árvore,Notícias,Últimas Notícias |

projeto_minhaarvoreUma iniciativa da Prefeitura de Campina Grande, coordenada por equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), está promovendo o plantio de mudas de árvores frutíferas em residências e de espécies nativas e flores em escolas municipais e demais áreas públicas da cidade. O projeto, que recebeu o nome de “Minha Árvore – Uma Semente para uma Vida Melhor”, foi lançado no último mês de junho, na Escola Municipal Maria Anunciada Bezerra, localizada no bairro Três Irmãs, por meio de uma parceria da Sesuma com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc).

Segundo a coordenadora de Meio Ambiente da Sesuma e idealizadora do projeto, a engenheira civil Denise de Sena, através da parceria entre Sesuma e Seduc foi possível promover o plantio de quase sessenta mudas de árvores plantas nativas na escola municipal Maria Anunciada Bezerra.

As mudas foram plantadas no interior da escola e também na área externa, onde existe um campo esportivo que faz parte desse equipamento público. Denise de Sena lembra que o plantio das mudas aumentará a área de sombra, no pátio da instituição, além de contribuir para a conservação do solo e a promoção de um ar mais puro para quem estuda ou reside na localidade.

O secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Geraldo Nobre, explica que o projeto “Minha Árvore” levará mais beleza às praças de Campina Grande, escolas municipais, locais de passeio público, canteiros centrais, avenidas e demais áreas verdes.

De acordo com Geraldo, a ação do projeto segue uma orientação técnica para efetuar o correto plantio das árvores, sejam as espécies frutíferas (nas residências) ou nativas e as flores (nos espaços públicos). O secretário disse que o plantio dessas mudas é de responsabilidade da Prefeitura Municipal, que possui uma equipe técnica capacitada para este trabalho.

“Os projetos paisagísticos seguem normas técnicas que determinam as quantidades de mudas, espécies mais apropriadas e locais mais adequados para o plantio, visando à obtenção de um visual harmônico, dentro dos padrões de segurança, e promovendo a redução do déficit de árvores no nosso município”, declarou Denise de Sena. Conforme a coordenadora de Meio Ambiente, os interessados no plantio de mudas devem procuram informações site da Sesuma (sesuma.org.br).

Denise ressaltou que o projeto contemplará todos os bairros de Campina Grande. Uma equipe da Sesuma será mantida para fazer o cadastro das pessoas interessadas e também para as visitas nas residências onde será realizado o plantio das mudas, que poderão ser colocadas no quintal, jardim e até mesmo nas calçadas. Moradores do conjunto Cinza e bairro Três Irmãs já receberam suas mudas.

As escolas municipais também serão cadastradas e os alunos participarão de palestras sobre educação ambiental. Adultos e crianças participantes do projeto “Minha Árvore – Uma Semente para uma Vida Melhor” receberão do prefeito Romero Rodrigues o certificado de “Amigo do Meio Ambiente”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *