Programa “Minha Árvore” comemora Dia da Caatinga presenteando população campinense com plantio de mudas nativas

Arquivado em: Destaques,Meio Ambiente,Minha Árvore,Notícias,Últimas Notícias |

denise_siqueira_plantando_mudaEm comemoração ao Dia Nacional da Caatinga, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Sesuma) da Prefeitura de Campina Grande, através do Programa Minha Árvore, realizou nesta sexta-feira, 28, o plantio de 80 mudas exclusivamente da caatinga no Conjunto Habitacional Alto da Serra.

Também foram distribuídas 196 mudas de várias espécies aos moradores da localidade, que acordaram cedo e levaram a família para acompanhar o trabalho da equipe da Coordenação do Meio Ambiente. Desde de ontem o pessoal da Sesuma trabalha abrindo as valas para serem plantadas as mudas. Ao longo da rua Josefa Alves da Silva foram plantadas 80 mudas exclusivamente do bioma da caatinga, dentre elas Quixabeira, Ipê Amarelo, Pereiro, Caibera, Sabonete. Cajú, Juá, Catingueira, Aroeira e Pau Ferró. Herbert_presidente_associacao

Para o presidente da Associação dos Moradores, Herbert David Alves, essa parceria da comunidade com a Prefeitura para realizar esse plantio é de suma importância. “Nós até conseguimos cuidar das plantas, porém cultivá-las e armazená-las é muito complexo. Por esse motivo estamos muito gratos à Prefeitura de Campina Grande, que nos ajuda a deixar nossas ruas mais belas e nos oferece a oportunidade de podermos deixar esse legado para nossos filhos”, disse o morador.jovem_caua

A ação desta sexta-feira foi uma parceria com a TV Paraíba e tem como principal objetivo conscientizar a população para a importância da Caatinga, que é o único bioma exclusivamente brasileiro, ocupando cerca de 850 mil km² (aproximadamente 10% do território nacional), A Caatinga é o mais fragilizado dos biomas brasileiros. O uso insustentável de seus solos e recursos naturais ao longo de centenas de anos de ocupação, associado à imagem de local pobre e seco, fazem com que a Caatinga esteja bastante degradada.

“Para conscientizar e evitar que esse ecossistema tão importante para nossa região deixe de existir, estamos realizando o plantio de árvores características da região, garantindo assim esse bioma exclusivo de nosso país e que caracteriza o Nordeste”, asseverou a coordenadora do Meio Ambiente da Sesuma, Denise Sena.

 Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *