Romero abre Semana do Meio Ambiente no Parque da Criança

Arquivado em: Destaques,Meio Ambiente,Notícias,Últimas Notícias |

Aromero_semanad Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), deu início nesta segunda-feira (02) à programação comemorativa ao Dia do Meio Ambiente, que transcorre em 05 de junho. A abertura foi realizada pelo prefeito Romero Rodrigues, no Parque da Criança, onde aconteceu também o lançamento do projeto “Minha Árvore”, da Secretaria de Educação.

Segundo a secretária de Educação, professora Iolanda Barbosa, o projeto consiste em conscientizar crianças de escolas e creches sobre a importância do meio ambiente. Essas crianças vão plantar árvores em escolas de Campina Grande e cada uma receberá um reconhecimento num diploma de “Amigo da Natureza”. “Para nós, isso é muito importante, porque cria nos estudantes a responsabilidade de cuidar do meio ambiente, que vem sendo estudado em nossas escolas, já que faz parte do currículo escolar”, disse.
O prefeito, ao abrir a Semana do Meio Ambiente, declarou que todo esforço deve ser feito pelos órgãos envolvidos no evento, para que o cuidado com o meio ambiente seja propagado, não só nesta semana, mas todos os dias. “Tudo começa pela educação, então nada melhor que esse trabalho pedagógico que está sendo feito nas escolas para conscientizar essas crianças sobre nosso meio ambiente”, comentou.

A programação terá prosseguimento nesta terça-feira, 03, no antigo Museu Vivo da Ciência, com palestras sobre temas relacionados ao meio ambiente. Às 09h, a professora Shirleide Santos, da UEPB, falará sobre “Agrotóxicos: poluição ambiental e riscos para a saúde pública”. Às 10 horas, o tema será “Bem-estar animal e zoonose”, com a professora Catalina de semanadomeioOliveira Melo, da ONG Fórum Municipal de Prospecção de Bem-estar Animal.

A programação prossegue às 15h, quando a professora Mônica Pereira, da UEPB, discorrerá sobre “Educação Ambiental – Experiências com o projeto de coleta seletiva em bairros de Campina Grande”. Durante a programação, será promovida uma coleta de lixo eletrônico durante todo o dia no museu. “As pessoas podem comparecer ao museu e levar qualquer objeto, como celular velho, baterias, televisores, etc.”, explicou o secretário Hércules Lafite, de Ciência e Tecnologia.

Para os dias 04 e 05 de junho, estão programadas exposição, feira e distribuição de mudas das 8h às 17h, na Praça da Bandeira. Segundo o secretario de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Geraldo Nobre, somente no mês de maio foram plantadas cerca de mil árvores em Campina Grande e a  meta é fechar o ano como plantio de dez mil. “A arborização urbana é fundamental para a melhoria da qualidade de vida e temos esse compromisso de contribuir significativamente para melhoria de nossas condições climáticas”, frisou Geraldo.