SESUMA realiza a Semana do Meio Ambiente

Arquivado em: Destaques,Meio Ambiente,Notícias,Últimas Notícias |

Ameioambiente Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), inicia na próxima segunda-feira (02), a programação comemorativa ao Dia do Meio Ambiente, que transcorre em 05 de junho. A abertura acontecerá às 8 horas, no Parque da Criança, quando ocorrerá também o lançamento do projeto “Minha Árvore”. Ainda na ocasião, será proferida uma palestra com o tema “Arborização – Técnicas de Poda, Arborização e Jardinagem”, por Daniel e Luiz Nóbrega.

A programação terá prosseguimento no dia 03 de junho, no antigo Museu Vivo da Ciência, com palestras sobre temas relacionados ao meio ambiente. Às 09h, a professora Shirleide Santos, da UEPB, falará sobre “Agrotóxicos: poluição ambiental e riscos para a saúde pública”; às 10 horas, o tema será “Bem-estar animal e zoonose”, com a professora Catalina de Oliveira Melo, da ONG Fórum Municipal de prospecção de bem-estar animal; e, às 15h, a professora Mônica Pereira, da UEPB, discorrerá sobre “Educação Ambiental – Experiências com o projeto de coleta seletiva em bairros de Campina Grande”.

Para o dia 04 de junho, estão programadas exposição, feira e distribuição de mudas das 8h às 17h, na Praça da Bandeira.

O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente. Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho daquele ano, com o início da primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano (durou até dia 16), e, por esse, motivo foi a data escolhida.  A arborização urbana constitui fator primordial para a melhoria na qualidade de vida. As árvores são importantes no meio urbano, para amenizar as altas temperaturas, umedecer o meio ambiente e reduzir os poluentes atmosféricos.

O projeto “Minha Árvore” tem como objetivos principais o plantio, visando à diminuição do déficit arbóreo; promover a participação da comunidade e escolas; promover melhoria na qualidade de vida, e educação ambiental, como forma de subsidiar a sensibilização na relação homem e meio ambiente, e inserir Campina Grande no programa das cidades sustentáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *