A SESUMA (Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente), contrata os funcionários por meios de seleção para trabalhar especificamente no período junino. Claudia Rejane Soares, que há três anos trabalha na limpeza do Parque do Povo vê o quanto que o local tem recebido melhorias que ajudam ainda mais no seu trabalho: “Ficou mais tranquilo. A gente não tem que sair pro lado de fora pra colocar lixo na caçamba”, mas, mesmo assim, reconhece que ainda tem que ser melhorado. A mesma relata que o um problema enfrentado no Parque do Povo nesse início de festa, são as poucas lixeiras instaladas.
Agentes de limpeza durante serviço
A demanda de pessoas cresce a cada ano, com elas a produção de lixo e, consequentemente, o trabalho dos funcionários vêm dobrando. Apesar de trabalhar todos os dias, Cláudia não se abate com o cansaço e nas noites de festa é tomada pela animação dos artistas tocando no evento e até brinca: “A rotina é que eu e vassoura somos da mesma pisada, dançamos forró a noite toda.”
Nesses 3 anos de trabalho, o carinho, respeito e gentileza de todos que frequentam o local é muito gratificante e motivador. Como sinônimo dessas, Claudia relembra uma situação engraçada onde um turista lhe ofereceu um salário para que ela dançasse com ele. Em meio aos risos, a auxiliar de limpeza diz que não aceitou a proposta em respeito ao seu trabalho para não perdê-lo, pois a mesma ainda tem o sonho de ser contrata definitivamente pela empresa como Gari.
Ao fim da entrevista, Claudia brinca com seu material de trabalho e demonstrando muita simpatia posa para as fotos ao lado das colegas com quem divide as longas noites de São João e ainda completa sorrindo: “Até isso esse ano foi diferente, porque lembraram da gente.’’
Claudia posando para a foto
Fonte: Repórter Junino
Escrito por André Luís Barbosa e Joyce Porto
Editado por Victória Lôbo
Fotos de André Luís Barbosa