O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Campina Grande, engenheiro Geraldo Nobre Cavalcante, avaliou como “ extremamente positivo , o trabalho de coleta de lixo urbana diurna e noturna, no Parque do Povo e em toda cidade e Distritos, durante os 301 dias do Maior São João do Mundo. “Estamos no sétimo ano seguido do evento,na gestão Romero Rodrigues e este ano, graças a Deus, mais uma vez, foi sucesso absoluto, com novos recordes”, com cerca de 180 toneladas entre lixo orgânico e recicláveis, e o mais importante recebendo o reconhecimento da população e visitantes. “ Ano passado tivemos uma aceitação popular de 97%, e acho que este ano não será diferente”.
O secretário ressaltou o trabalho e o apoio da Medow Entertainment, responsável pela realização da festa, que conseguiu, junto com a Prefeitura, fazer a melhor edição de todos os tempos. “ Esta parceria deu mais do que certo. O prefeito Romero Rodrigues acertou em cheio. Além de uma economia de quase R$ 8 milhões, que serão investidos no Hospital da Criança, conseguiu realizar um mega evento, seguro e organizado”, pontuou.
Comprovando a grandiosidade do Maior São João do Mundo, só para cuidar da limpeza urbana da cidade durante o período junino, a Prefeitura Municipal de Campina Grande, por orientação do Tribunal de Contas do Estado, realizou um processo seletivo para contratação de 190 colaboradores( homens e mulheres),e mais 40 para o programa Recicla São João, e ainda temos um “ banco” reserva para qualquer eventualidade de substituição . E ainda temos um contingente de 60 efetivos da Prefeitura, entre motoristas, operadores de máquinas e “ cabos” de turma, totalizando com o Recicla 290 pessoas, fora a parte de logística e técnica.

Todos eles foram distribuídos em praticamente quatro turnos ( manhã, tarde, noite e madrugada),para atender toda demanda, tanto dentro do Parque do Povo como nas ruas adjacentes, trabalho também desenvolvido nos Distritos de Galante e São José da Mata, Estação Ferroviária m( Vila São João), e nas proximidades da Vila do Artesão e Vila Sítio São João, todos os com recordes de público este ano.

Só de lixo orgânicos e inorgânicos, que foram levados para o aterro sanitário, foram recolhidos diariamente de cinco e seis toneladas do Parque do Povo, um pouco superior ao ano passado, principalmente nos dias de maior pique, totalizando cerca de 150 toneladas, um volume considerável . Com 32t do Recicla “alcançamos esta marca histórica”, pontuou.
“A orientação do prefeito Romero Rodrigues era de realizarmos, mais uma vez, um trabalho pontual e de qualidade, para dá ao turista a oportunidade, de mais uma vez, constatar nosso padrão de limpeza, que o ano passado alcançou um índice de aprovação de mais de 97%, como já citei, um percentual significativo. Isso aumentou a nossa responsabilidade, e “ graças a Deus nossos objetivos foram alcançados”, novamente, comentou. 
O secretário fez uma ressalva sobre o reforço do Recicla São João, e a sua contribuição ao meio ambiente. São 32 toneladas a menos que deixa de degradar a natureza, principalmente porque se trata de produtos resistentes ao tempo. “ Diminuímos a poluição, e melhoramos a vida útil dos aterros” , explicou.“ Temos a certeza que este ano, o número de turistas recorde, melhorou consideravelmente o faturamento no comércio em geral, aumentando a nossa receita. “ Nossos barraqueiros falam em 30% a mais em relação a 2018, e o comércio em geral em torno de 15%, pontuou Dr. Geraldo.” A coleta pontual nos bares, restaurantes e similares também comprova isso”. Ele lembrou do “ boicote “ ano passado praticado por uma “ minoria” que forjou um “ ataque de agulhadas”, e isso atrapalhou um pouco, mas este ano com o reforço na nossa segurança, é só sucesso.
Concluindo, Geraldo Nobre, foi taxativo em afirmar que nossa festa cresceu em todos os quadrantes,o que é muito bom para Campina Grande, que mostra, mais uma vez que sabe fazer festa , contratando profissionais da cidade ( Medow), e com inteligência e competência alcançou os interesses dos campinenses e de todas as pessoas que procuraram nossa cidade, nesse período”.
Fez questão de ressaltar a segurança, este ano reforçado com câmeras de alta potência e identificação biométrica facial que inibiu a presença de pessoas mal intencionadas às dependência do Parque do Povo. “ Nossas Policias Militar, Civil, Federal, segurança privadas e tecnológica, foram fundamentais neste quesito, tornando a edição de 2019, numa das mais tranqüilas de todos os tempos. “ Agora é sentar, avaliar e já projetar 2020, último ano da gestão Romero Rodrigues, que se despedirá com chave de ouro, com a permissão de Deus.
Aproveitou para agradecer a todos colaboradores, desde os efetivos, comissionados, contratados e cooperados, “que se irmanaram para que tudo desse certo, mais vez, mas “ a nossa gratidão especial é ao prefeito Romero Rodrigues, que apesar das dificuldades, não mediu esforços para nos dá todas as condições de alcançar nossos objetivos, principalmente o de continuar com o nosso excelente padrão de limpeza também no São João”. Fez uma ressalva aos elogios por parte dos campinenses e turistas que tratam “ nossos profissionais e o nosso trabalho com muito respeito. “Isso é o mais gratificante”, concluiu.
OUTRAS AÇÕES!
Além da coleta de lixo, devido às chuvas, a Sesuma intensificou a operação “ tapa buracos”, recuperando a malha viária; patrolhando ruas e estradas; desobstruindo e limpando canais e galerias, e manteve o trabalho de pavimentação de várias ruas.
Sobre o abastecimento de água no Parque do Povo, 80% foi proveniente de poços artesianos localizados naquela área e no Distrito dos Mecânicos, com um reforço permanente de caixas de água e carros pipas no local. “ Não tivemos problemas também neste aspecto, e o mais importante, economizando água de Boqueirão”.