COMPARTILHAR

residuos_solidos_consultaA Prefeitura de Campina Grande realizará no próximo dia 25, no auditório da Vila do Artesão, a 1ª Audiência Pública do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, quando será apresentado ao público o andamento dos trabalhos para a elaboração do plano, ouvidas sugestões e esclarecidas dúvidas.

A realização é da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), com a participação de representações da sociedade civil e da Ecosam – Consultoria em Saneamento Ambiental Ltda, empresa contratada pelo Município para auxiliar na elaboração do plano, que definirá as diretrizes e estratégias que permitirão promover a gestão integrada de resíduos sólidos urbanos nos próximos 20 anos.

Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Geraldo Nobre, entre os objetivos do gerenciamento de resíduos sólidos estão a proteção da saúde pública e da qualidade ambiental. O Plano prevê a disposição final, ambientalmente adequada, dos rejeitos; melhorias na regularidade, continuidade e na funcionalidade dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos. A meta é garantir a adoção de mecanismos gerenciais que assegurem a recuperação dos custos dos serviços prestados, além da sustentabilidade operacional dos serviços.

residuos_solidos_consulta3Para essa primeira audiência, o secretário Geraldo Nobre espera uma maior participação dos campinenses. “A audiência pública é um evento aberto à população. Estamos desenvolvendo o Plano da forma mais democrática possível, ouvindo os campinenses e prestando todos os esclarecimentos, afinal, esse plano é voltado ao município e, por isso, todos devem participar. É importante conhecer o plano que vai gerenciar o destino dos resíduos sólidos do município para os próximos 20 anos”, declarou o secretário.

Em Campina Grande, o Plano Municipal está sendo desenvolvido de forma democrática, com a participação de representações da sociedade. Nessa parceria, entre setores públicos e a comunidade, estão sendo tratados temas envolvendo as causas e possíveis soluções para problemas relacionados ao manejo de resíduos sólidos. A primeira etapa consiste no diagnóstico do cenário atual da gestão dos resíduos. A segunda, da apresentação de prognósticos relacionados à construção de cenários. A terceira e última etapa consiste na formulação do Plano Municipal de Gestão Integrada para Campina Grande, com base nos relatórios desenvolvidos nas duas fases iniciais.

Com a elaboração do Plano, a PMCG pretende, além de melhorar a gestão dos resíduos sólidos, cumprir as exigências da Lei Federal 12.305/2010, que institui a política nacional de resíduos sólidos, prevê o manejo correto e a redução da geração de resíduos, além de assegurar o repasse de recursos federais para os municípios que apresentarem o Plano Municipal até agosto desse ano.

Esse empenho prevê, ainda, o enfrentamento de problemas ambientais, sociais e econômicos, bem como o planejamento e execução de ações que promovam sustentabilidade ambiental. “São ações que refletirão, positivamente, na qualidade de vida da população. Portanto, é importante a contribuição dos campinenses para a elaboração do Plano”, ressaltou Geraldo Nobre. Uma segunda audiência pública será realizada no dia 06 de maio, dessa vez na Câmara Municipal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here