A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) da Prefeitura de Campina Grande iniciou o ano de 2016 com o propósito de ampliar o programa de arborização “Minha Árvore” na cidade.
A meta é plantar cerca de nove mil mudas de árvores frutíferas e ornamentais de diversas espécies por todas a cidade.
De acordo com a coordenadora do Meio Ambiente, Denise Sena Moreira, no ano de 2015 foram plantadas cerca de 9.500 novas árvores na cidade, beneficiando todo o bairro Três Irmãs, os conjuntos habitacionais Santa Mônica, Ana Amélia e Ronaldo Cunha Lima, além dos bairros Rocha Cavalcante, Cinza, Jardim Verdejante, Alto Branco, Lauritzen, Jardim Paulistano, Cruzeiro, Sandra Cavalcante, entre outros.
Todos os logradouros públicos também foram beneficiados pelo programa “Minha Árvore”. Praças e canteiros centrais dos principais corredores da cidade, como as Avenidas Manoel Tavares, Almirante Barroso, Portugal, Floriano Peixoto, Costa e Silva, Juscelino Kubistchek, já contam com suas mudas, que em breve estarão transformando a paisagem urbana de Campina.
Agora em Janeiro, o programa da Prefeitura de Campina Grande chegou aos bairros Castelo Branco, Nova Brasília, Catolé, Almeida Barreto e à Avenida Otacílio Nepomuceno, além de toda a área do Terminal Rodoviário Argemiro de Figueiredo.
Por determinação do prefeito Romero Rodrigues, a Sesuma vai desenvolver uma ação nos conjuntos da Cehap, Acácio Figueiredo e Raimundo Suassuna e, para isso, espera contar com o apoio da comunidade. “Nós vamos plantar a muda e colocar a grade. Cabe aos moradores proteger e regar”, explicou Denise Sena.
Viveiro e Jardim Botânico
O novo viveiro de Campina Grande, localizado no bairro de São Januário, antigo IBAMA, tem uma reserva de quase 25 mil mudas, muitas produzidas no local, e outras provenientes do estado de Minais Gerais.
Em breve, Campina Grande contará com o seu primeiro Jardim Botânico, que terá como sede a Mata do Louzeiro, e uma segunda reserva no Complexo Aluízio Campos, no bairro do Ligeiro. Além disso, a Prefeitura está construindo o Parque da Liberdade, um legado olímpico para a cidade, que contará com diversas áreas verdes em sua estrutura.
“Nunca na história de Campina, uma gestão investiu tanto na preservação do meio ambiente e no plantio de mudas. O prefeito Romero Rodrigues está de parabéns”, comentou Magela Filho, engenheiro sanitarista e ambiental, nascido e criado na Rainha da Borborema.
Plantio de árvores
O projeto “Minha Árvore” chegou às escolas e dezenas de alunos aderiram ao programa. A Prefeitura presta toda a assistência para quem aderir ao projeto e plantar uma árvore em casa, conforme explicou a coordenadora de meio ambiente do Município, Denise Sena.
“Quando os alunos aderem ao programa, nós encaminhamos uma equipe da Sesuma para fazer o plantio com a autorização dos pais. Além da orientação, fornecemos as grades de madeira que protegem a mudinha”, detalhou. No ato da adesão, os pais ficam responsáveis por escolher qual muda plantar, entre várias espécies frutíferas ou ornamentais.
As famílias interessadas podem ser cadastradas e receber, em suas residências, mudas de árvores nativas e frutíferas. Técnicos da Sesuma também auxiliam as famílias com informações técnicas sobre como plantar e cuidar corretamente das mudas. Outras ações da Sesuma contemplam ainda a delimitação do local onde a muda será plantada e a confecção das grades protetoras.
Conforme o cronograma da Sesuma, da segunda até a sexta-feira é realizado o plantio programado nos bairros contemplados. Já aos sábados o plantio é diferenciado, beneficiando moradores que tenham solicitado as mudas à equipe da Sesuma.
Entre as mudas plantadas estão espécies de mororó, ipês, jasmim, jacarandá, flamboyanzinho e outras espécies. Já entre as mudas de árvores frutíferas estão as goiabeiras, acerolas e pitangas, entre outras.
Mais informações sobre o projeto “Minha Árvore” e a solicitação do plantio de mudas podem ser feitas pelo telefone 3341-0600.
Fonte: Codecom