COMPARTILHAR

O Recicla São João, veio para ficar, e este ano, bateu todos os recordes, com uma coleta diária, em torno de 1,1t, (1.100 k/dia), praticamente o dobro de quando foi lançado em 2016, pelo prefeito Romero Rodrigues, através da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente. No primeiro ano, a média diária, de produtos recicláveis, era em torno de 600 quilos, com 16 colaboradores contratados, e este ano foram 40 catadores, e 32 toneladas recolhidas.imagemO Secretário Geraldo Nobre Cavalcante, entusiasta do projeto, avaliou o resultado como bastante positivo, pois a cada ano vem crescendo e se aprimorando. “Desenvolvido em conjunto com as cinco cooperativas de produtos recicláveis, tendo como parceiros o Ministério Público Federal do Trabalho e  Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Recicla atingiu o seu ápice em 2019, e mais uma vez a Prefeitura Municipal de Campina Grande, acertou com sua  a instalação no Parque do Povo, durante os 30 dias do Maior São João do Mundo”.imagemAinda sobre os resultados obtidos, o secretário relatou que nos  três primeiros anos ( 2016 a 2018), a média foi de 20 toneladas, e em 2019, teve um aumento considerável com relação o ano passado, coletando 32 toneladas de lixo reciclável,( 12 a mais),  número que agente não esperava,superando todas as nossas expectativas.imagemQuando o prefeito viu esse projeto lá em 2016, ficou entusiasmado, principalmente pela sua inclusão social. “ Com o Recicla estamos procurando melhorar a qualidade de vida dos catadores de produtos recicláveis, através das cooperativas que são realmente regularizadas. Esse trabalho não tem mais como parar,pois tem o apoio da Prefeitura Municipal. Romero vibra com este resultado, e “até agora nos deu todas as condições para que a  secretaria desse essa contribuição valiosa, para que estas pessoas  tenham uma condição de vida melhor”.imagemDr. Geraldo lembrou, que já em 2013, início da nossa gestão, foi procurado por  professores univertários ( Lôla, Cristina e Luíza),  para dá um apoio neste projeto, já que o Governo anterior não se interessou pelo memso. Naquele ano, fornecíamos combustível, para que os cooperados pudessem transportar os produtos, e colocamos caminhões a disposição para a logística. “ A partir daí  aumentou nossa coragem não só de ajudar, mas de fazer algo para melhorar o projeto, que hoje está dando frutos”.

O município  construiu recentemente, mais dois galpões, localizados na entrada do Portal Sudoeste, comprou equipamentos, para que estes cooperados tenham as mínimas condições de trabalho. “ Isso considero importante, porque agregamos valores, não só as Cooperativas,  mas ao Ministério Público do Trabalho, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da classe social campinense, que hoje ver esse projeto consolidado e não tem mais como apagar. “È tanto que já expandimos para os bairros, começando pelo Catolé, mas a nossa intenção é chegar a toda Campina Grande”, disse confiante.

Outra importância deste projeto, é a preservação ambiental.  Ele  dá uma condição ao município de retirar este material de forma saudável sem poluir nosso meio ambiente. “ Imaginemos ai o aterro sanitário recebendo mais 32 toneladas. Isso melhora a vida útil dos aterros. “ Por isso, além da sua importância social, o Recicla recolhe este material de forma saudável e responsável, preservando a natureza. “ É muito gratificante para um gestor e para uma cidade, que está levando a sério todas estas questões ambientais”.

A recomendação de Romero, é para até o final do seu Governo, oferecer melhores condições de vida a quem mais precisa. No  próximo ano, “ estamos concluindo nossa gestão exitosa e competente, mas plantamos muitos frutos. O prefeito sempre me diz: “ Se agente passar oito anos dentro de uma prefeitura dessa e não fizer algo por àqueles que mais precisam, não precisava agente ter assumido”. Dr. Geraldo destaca o trabalho da coordenadora do projeto, engenheira Rafaela Oliveira, “ a pessoa certa, no lugar certo”.

O secretário Geraldo Nobre Cavalcante,  comemora não só o recorde de toneladas, mas principalmente o convênio  firmado  com o Ministério Público do Trabalho e com as cinco cooperativas de reciclagem regularizadas, com a contratação de 40 trabalhadores ( 39 mulheres e apenas 1 homem). O Recicla também  recebeu  o apoio de mais 190 prestadores de serviços do Matuto Limpeza, que também trabalharam na limpeza urbana da cidade, durante todo São João. Não é permitida a presença de crianças, como ocorria no passado.

Geraldo Nobre assegura que o Recicla São João é um projeto pioneiro, e está sendo referência nacional, sendo copiado, por garantir emprego e renda, durante um período de 30 dias. “ Cada trabalhador e cooperado,está recebendo um salário mínimo pelos 30 dias de trabalho e a Prefeitura Municipal forneceu material de trabalho, equipamentos de segurança, acomodação dentro do Parque do Povo e toda assistência, e ainda terão parte no lucro da venda dos produtos, que em média custa R$ 1,00 o quilo, ou seja um total de 32 mil reais para dividir entre eles”, comemora.

Passado o São João, toda atenção é para o Recicla Campina, que foi lançado em maio último no bairro do Catolé, e já conseguiu a adesão de escolas públicas e privadas, e também da população. “ É um trabalho paralelo ao da coleta domiciliar, onde nossos profissionais vão até as casas, nos dias e horários pré-determinados, e o resultado tem sido excelente.

A coordenadora   Rafaela Oliveira, também demonstrou toda sua alegria com o resultado positivo do projeto, explicando que as equipes trabalham durante o dia e a noite.

“A coleta seletiva é feita antes, durante e depois das festividades. Todo material é colocado em um caminhão e transportado para os galpões, onde fica  a sede da cooperativa. Passa por um processo de triagem, separado por tipo ( vidro, papelão, plástico, alumínio, posteriormente prensados e comercializados”.´

“ Graças a Deus, este ano superou todas nossas expectativas em dos colaboradores, e só temos a agradecer ao prefeito Romero Rodrigues, e ao secretário Geraldo Nobre pelo apoio e incentivo ao Recicla São João, e também Recicla Campina.

Fonte: Codecom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here