O principal objetivo do Programa Minha Árvore é aumentar a cobertura vegetal do município, consistindo, também, na distribuição de mudas e plantio com a população em geral, de forma que a própria comunidade possa se responsabilizar pela expansão da área verde. Uma das metas é mudar completamente a paisagem urbana, colocando Campina Grande entre as cidades mais arborizadas do País e sendo um modelo para outros centros brasileiros. A solenidade foi aberta pela secretária municipal de Educação, Iolanda Barbosa, que destacou o trabalho da rede municipal de ensino em prol da conscientização ambiental. Em seguida, em nome dos estudantes presentes, falou Ana Beatriz, aluna da Escola Francisco Brasileiro, que reconheceu a importância do trabalho ecológico desenvolvido pela prefeitura municipal, ressaltando o fato da atual gestão se preocupar com o bem-estar desta e das futuras gerações.

Quem também esteve presente foi o deputado federal Pedro Cunha Lima. Ele elogiou a coordenadoria do Meio Ambiente, por meio de Denise de Sena, e sua equipe, em realizar um trabalho ecológico e hoje reconhecido nacionalmente. Ressaltou, igualmente, as ações de limpeza pública da cidade, cujos agentes também foram, assim, alvo de reconhecimento por parte daquele parlamentar.

Como resultado deste esforço, a coordenadora comemorou ainda o lançamento de mais esta inovação: o jogo/aplicativo “Minha Árvore”, outro meio importante para estimular o plantio de árvores em Campina Grande (hoje com quase 60 mil árvores), conscientizando de forma especial crianças e adolescentes.Ela informou, ainda, que nesta terça-feira, 05, estará em João Pessoa falando para vários gestores do Estado sobre mais esta ação e fazendo um balanço das conquistas do Programa Minha Árvore, cujo trabalho tem levado o nome de Campina Grande para todo o Brasil.
Após os discursos foram entregues certificados aos estudantes das seguintes escolas municipais. Na etapa 2017/2018 do Programa Minha Árvore foram contemplados com certificação as seguintes escolas: Roberto Simonsen (São José); Tiradentes; Cristina Procópio, Amaro da Costa Barros e Almeida Barreto, do bairro de Santa Rosa; Apolônia Amorim e Padre Cornélio de Boer, do bairro Santa Cruz; Elpídio de Almeida (Ramadinha); Cassiano Pereira (Liberdade); Maria José de Carvalho Bezerra (Vila Cabral de Santa Terezinha); Joana Angelis e Francisco Brasileiro, de Santa Terezinha; Doutor Chateaubriand, Gracita Melo e José de Almeida Júnior (de José Pinheiro).