A Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente-Sesuma, ampliou para dois dias, a coleta seletiva no Complexo Aluísio Campos. De início esse trabalho seria apenas na sexta-feira, mas depois da mobilização realizada, ficou constatado ser impossível atender todos os moradores num só dia, diante da extensão territorial e residencial do bairro. A segunda-feira foi o outro dia escolhido.A engenheira Rafaela Oliveira, coordenadora do Recicla Campina, considerou positiva, a mobilização realizada nesta sexta-feira, onde a equipe passou de rua a rua, entregando panfletos em todas as residências e utilizando um carro de som, instruindo a população sobre os dias da coleta de resíduos recicláveis, que foi ampliada para dois dias semanais.
“ A orientação é no sentido de que os moradores só coloquem o resíduo para fora da das suas casas nos dias da coleta, valendo tanto para o reciclável, como o lixo comum, que será regularmente coletado nas terça,s quintas e sábados. “ A população do Aluísio Campos ao sentir nossa presença, foi às ruas, nos indagou, e todos foram muitos receptivos”, disse Rafaela.
A coleta seletiva é uma novidade para a maioria dos moradores. “È uma mudança de hábitos. Eles não estavam acostumados e ficaram interessados em conhecer toda operacionalização e tiramos todas as dúvidas, e estamos otimistas que será um sucesso com a colaboração de todos”.
Ao inaugurar o Complexo Aluísio Campos, o prefeito ,Romero Rodrigues também se preocupou com o bem estar da população, que além de moradias modernas, com ruas asfaltadas, ciclovias, adutora exclusiva, iluminação em led, escolas, creches, UBS, academias, praças, casas de recepções, também pensou numa coleta de lixo adequada e linhas de ônibus dentro do bairro.
“Após uma semana da inauguração é grande a movimentação com as mudanças, e o bairro também será excelência no padrão de limpeza, se a população colaborar, daí a nossa preocupação em conscientizar a todos sobre nossos dias de coleta, três convencionais e duas seletiva”, estamos otimistas que vai dá certo, comemorou o secretário Geraldo Nobre, da Sesuma.
O Complexo Aluísio Campos dispõe de um galpão que serve como unidade de triagem dos produtos recicláveis, absorvendo 12 catadores, que antes trabalhavam informalmente no município e foram cadastrados e capacitados para essa atividade. “ São pessoas que sobrevivem dessa atividade , e já no primeiro dia conseguimos uma boa quantidade de resíduos, que será revertido em renda para essas famílias”, comemorou Rafaela.
A finalidade do Recicla Campina, que agora chega ao maior bairro da cidade de Campina Grande, é mostra a população que “ os recicláveis realmente serão recuperados e retornarão para o circulo produtivo”, e foi pensando nisso que o prefeito Romero Rodrigues deu todas as condições a Sesuma para desenvolver essa atividade, que só cresce na cidade, concluiu Rafaela.
Fonte: Codecom