Uma série de obras – pintura, limpeza, iluminação e capinagem – foram processadas por equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Campina Grande nos cemitérios do município, que nesta quinta-feira, 02, Dia de Finados, devem receber cerca de 50 mil pessoas visitando seus entes queridos.
A Sesuma concluiu os serviços de manutenção nos cemitérios, preparando-os para visitação desde a última segunda-feira, 30. O trabalho, que foi intensificado há cerca de duas semanas, contou também com instalação dos banheiros químicos nos oito cemitérios administrados pela Prefeitura Municipal.
A captação de água para a limpeza está sendo feita por intermédio de carros-pipa, com água proveniente do Açude Velho, segundo informou José Fernando dos Santos Silva, gerente de Manutenção dos Cemitérios Públicos administrados pela Prefeitura Municipal. “Não utilizamos água potável para a limpeza e manutenção dos cemitérios. Para isso, utilizamos água imprópria para o consumo humano”, disse.
De acordo com o gerente de Manutenção, durante todo ano é mantido o trabalho de conservação dos cemitérios públicos. “Não fazemos esse trabalho apenas para o Dia de Finados”, pontuou José Fernando. Ele informou que, para o Dia de Finados, foram realizados apenas retoques no que diz respeito à pintura de alguns cemitérios.
Ao todo oito cemitérios receberam os serviços da equipe da Sesuma: Nossa Senhora do Carmo (Monte Santo), Nossa Senhora de Fátima (Bodocongó), Cemitério de São José (José Pinheiro), São Judas Tadeu (Cruzeiro), Cemitério da Vila Cabral de Santa Terezinha, além dos cemitérios dos distritos de São José da Mata, Catolé de Boa Vista e Galante.
Trânsito – Para garantir um melhor controle do trânsito e fluxo de veículos nas ruas próximas aos cemitérios de Campina Grande, a STTP está deflagrando nesta quarta-feira (2) a Operação Fluidez. Foram distribuídos 20 agentes de trânsito nos principais pontos de movimentação da cidade e cemitérios. Algumas ruas laterais aos cemitérios foram interditadas para a passagem de veículos.
A STTP também determinou o aumento de 30% na frota de ônibus coletivos durante manhã e tarde desta quarta-feira, para garantir o transporte da população. A maior atenção é com as linhas 263A e 263B que passam pelo cemitério do Monte Santo, o maior da cidade. Por conta das interdições, alguns ônibus podem tem pequenas mudanças nas rotas próximas aos cemitérios, mas a população está sendo orientada por agentes.
Fonte: Codecom